Vamos hoje conhecer sobre níveis de teste, ModeloV de desenvolvimento de software que utiliza os níveis de teste e como os testes estão relacionados com o modelo.
Níveis de Teste:
Teste de Unidade: também conhecido como testes unitários. Tem por objetivo explorar a menor unidade do projeto, procurando provocar falhas ocasionadas por defeitos de lógica e de implementação em cada módulo, separadamente. O universo alvo desse tipo de teste são os métodos dos objetos ou mesmo pequenos trechos de código.
Teste de Integração: visa provocar falhas associadas às interfaces entre os módulos quando esses são integrados para construir a estrutura do software que foi estabelecida na fase de projeto.
Teste de Sistema: avalia o software em busca de falhas por meio da utilização do mesmo, como se fosse um usuário final. Dessa maneira, os testes são executados nos mesmos ambientes, com as mesmas condições e com os mesmos dados de entrada que um usuário utilizaria no seu dia-a-dia de manipulação do software. Verifica se o produto satisfaz seus requisitos.
Teste de Aceitação: são realizados geralmente por um restrito grupo de usuários finais do sistema. Esses simulam operações de rotina do sistema de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado.
Modelo V de desenvolvimento de software:
Através da figura abaixo podemos visualizar que para cada atividade do desenvolvimento uma atividade de testes deve ser realizada.
Modelo V descrevendo o paralelismo entre as atividades de desenvolvimento e teste de software. (CRAIG e JASKIEL, 2002)
O planejamento do software e o projeto dos testes devem ocorrer de cima para baixo, ou seja:
1. Inicialmente é planejado o teste de aceitação a partir do documento de requisitos;
2. Após isso, é planejado o teste de sistema a partir do projeto de alto nível do software;
3. Em seguida, ocorre o planejamento dos testes de integração a partir o projeto detalhado;
4. E por fim, o planejamento dos testes a partir da codificação.
Já a execução ocorre no sentido inverso, ou seja, de baixo para cima.
Fonte: www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-teste-de-software/8035
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário