sábado, 17 de outubro de 2015

Garantindo a qualidade do processo - Testes de verificação

Olá pessoal.

"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes." Peter Drucker

Sei que muitas pessoas não gostam de seguir os processos estabelecidos pela empresa, mas um processo bem claro e eficiente pode trazer inúmeras vantagens a todos os envolvidos, tanto os colaboradores, líderes como os clientes. Para garantir a qualidade do processo devem ser realizados testes de verificação onde através deles é possível garantir a qualidade de todas as etapas do desenvolvimento de sistemas. Aqui no blog já escrevi uma breve introdução sobre os testes de verificação, aqui.

Dentro dos testes de verificação, existem as reuniões de verificação, que são propriamente os testes. Para que essas reuniões aconteçam é necessário a presença de profissionais para diversas funções. Segue abaixo os papéis existentes:

Moderador: tem por objetivo fazer cumprir a agenda estabelecida na reunião.

Escrivão: tem por objetivo manter registrados todos os pontos de discussão e documentar as ações estabelecidas pelo grupo para posterior execução.

Autor: tem por objetivo criar os documentos a serem revisados.

Revisor: tem por objetivo discutir os documentos e identificar os problemas dos mesmos.


Os testes de verificação focalizam em duas atividades:

Revisões: foco nas documentações.



Revisão é um processo "humano"que irá analisar determinado documento. Durante o processo existem as fases das documentações.  Durante essas fases, tipos de revisões podem ser aplicadas, que são:
Revisão isolada: é uma verificação individual do material produzido que tem por objetivo revisar e identificar o maior número possível de problemas nas documentações.

 Revisão formal: são reuniões formadas por um grupo de profissionais responsáveis em identificar falhas que estão nos documentos gerados durante as etapas do desenvolvimento.

 Reuniões de acompanhamento: são reuniões formadas pelo apresentador, o autor do documento, e pelos demais participantes que tem por objetivo tornar o documento e o discurso familiar a todos os participantes, enquanto a identificação de erros nos documentos não é muito importante.


Auditorias: foco nas atividades.

Auditoria é um processo concentrado nas atividades críticas de um processo de engenharia de software, ou seja, é avaliar se em um determinado projeto as diversas equipes estão:

  • Respeitando o processo de desenvolvimento;
  • Registrando os defeitos encontrados;
  • Produzindo as atas de reuniões;
  • Realizando as reuniões de revisões;
  • Realizando as documentações obrigatórias;
  • Envolvendo clientes e usuários no processo;
  • Atualizando continuamente o mapa de riscos dos projetos;
  • Entre outros.
Os auditores da qualidade são os grandes "guardiões do processo".


Podemos identificar que para garantir a qualidade do software é necessário planejamento, documentações, organização, acompanhamento e foco em tudo que está sendo produzido dentro do desenvolvimento do software, desde o início até o fim. Não precisamos aplicar todos os processos, mas é importante que haja um processo que atenda as necessidades das equipes para que todo o processo seja efetivo e eficiente e que na entrega ao cliente não haja "surpresas". 

Fonte: livro Garantia da Qualidade de Software.


Até mais.





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