terça-feira, 6 de outubro de 2015

Garantia da qualidade de software: Testes de Verificação e Validação

Olá pessoal.

Continuando meus estudos pude verificar que existem muitos processos a serem implementados para que o sucesso possa ser alcançado diante de tantos problemas que enfrentamos durante nosso dia a dia.
Hoje irei mostrar 2 processos que aprendi no livro 'Garantia da Qualidade de Software' que mostrarão como organizar a área da qualidade de software, onde através de planejamentos, reuniões e execução de tarefas podemos garantir a qualidade do software.


Testes de Verificação: é um processo de auditoria das atividades do projeto e a avaliação documentos que serão gerados durante todas as fases do processo de engenharia de software. As verificações acontecem em todos os produtos, como documentos, gráficos, manuais, códigos-fonte para que qualquer tipo de dúvida e assuntos referente ao processo sejam esclarecidos e não sejam migrados para a próxima fase. Ou seja, nesse processo o software ainda não será utilizado, somente as documentações envolvidas serão verificadas.

De acordo com Bartié, os testes de verificação serão aplicados respeitando os estágios de desenvolvimento:

  • Testes na etapa de definição das necessidades e características de negócios a serem atendidas pela solução.
  • Testes na etapa de identificação dos requisitos funcionais e não funcionais que a solução tecnológica deverá contemplar.
  • Testes na etapa de definição do modelo de arquitetura da solução tecnológica.
  • Testes na etapa de construção dos softwares que atenderão às definições da arquitetura estabelecida. 



Testes de Validação: é um processo formal que irá avaliar os produtos tecnológicos, ou seja, no processo o software em si já deve ser utilizado e validado, onde a presença física do software em desenvolvimento ou desenvolvido deverá ser validado.
De acordo com Bartié, os testes de validação serão aplicados respeitando os estágios de desenvolvimento:

  • Testes em componentes executáveis isolados recém-criados e alterados.
  • Testes de interface entre componentes à medida que eles vão sendo integrados.
  • Testes em sistemas ou módulos completos.
  • Aceite de um sistema ou módulos pelos clientes e usuários.

Nos Testes de Validação, todos as categorias de testes deverão ser utilizadas, como caixa branca, caixa preta, usabilidade, funcionalidade, performance, segurança, entre outros.

O Teste de Software é a junção desses 2 processos, onde a utilização efetiva dos processos faz com que a qualidade do software se torne um sucesso, pois todas as fases serão controladas e planejadas da maneira correta e todos os envolvidos no projeto poderão estar alinhados à situação do projeto. Todos poderão entender e visualizar o andamento do projeto e o andamento do desenvolvimento do software.
Através dos processos pude visualizar que é de extrema importância a organização de todas as fases do projeto, desde o início até o fim, pois assim poderemos ter uma base de dados dos acontecimentos durante o projeto e tirar proveito da experiência gerada e dos documentos gerados, é como um histórico onde futuramente poderemos consultá-lo para nos auxiliar em outros projetos ou para que possamos resolver problemas de uma forma menos complexa.
Nesse post somente fiz uma introdução sobre os processos, portanto em breve estarei detalhando melhor o que envolve cada processo.

Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oportunidade para Analista de Testes JR em Araçatuba

Olá pessoal! Já estão sabendo que há uma oportunidade para a vaga de Analista de Testes JR aqui em Araçatuba? Corram e se inscrevam! E ...