domingo, 13 de setembro de 2015

Testes de software e SCRUM

Olá pessoal!

Irei mostrar para vocês como é o trabalho da equipe de teste da empresa que estou trabalhando atualmente, onde irei mostrar como uma equipe de teste pode ser alocada dentro da metodologia Scrum.


Primeiramente, o que é SCRUM?

SCRUM é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

O ciclo de vida:


Onde a equipe de teste é integrada?

  • Na reunião de planejamento, onde a equipe de teste junto do P.O., Scrum Master e equipe de desenvolvimento irão planejar as tarefas que farão parte da Sprint. A equipe de teste planeja e pontua as tarefas.
  • Durante o desenvolvimento das tarefas. O desenvolvimento durante a Sprint vigente irá liberar betas para que a equipe de teste possa dar início aos testes, portanto os testadores poderão começar os testes durante o desenvolvimento e não somente no final dele.
  • Nas reuniões diárias, onde a equipe de teste participa de todas as reuniões diárias dos produtos homologados,
  • A equipe de teste no final da Sprint deverá comunicar ao P.O., Scrum Master e desenvolvimento se o produto homologado está apto a ser liberado para o cliente.

Portanto, é possível que a equipe de teste possa fazer parte da metodologia Scrum, ou seja, a equipe de teste não precisa ser uma equipe a parte e pode estar integrada ao time de desenvolvimento. 

Algumas das vantagens são:
  • A comunicação entre todos os envolvidos da equipe (desenvolvimento, P.O., Scrum Master) se torna muito melhor, pois todos participam das decisões a serem tomadas e assim a comunicação acontece de um jeito claro e objetivo.
  • O Scrum por ser um forma de trabalhar muito flexível e de fácil adaptação faz com que o trabalho das equipes seja realizado de forma eficaz.Por ele ser assim, alterações no escopo podem ser realizados durante a Sprint e essas alterações não interferão de forma ativa nos custos.
E posso garantir que essa metodologia funciona sim, pois na empresa que trabalho não temos problemas com ela e sempre conseguimos realizar o nosso trabalho.

Até mais.





3 comentários:

Oportunidade para Analista de Testes JR em Araçatuba

Olá pessoal! Já estão sabendo que há uma oportunidade para a vaga de Analista de Testes JR aqui em Araçatuba? Corram e se inscrevam! E ...