#1: Não há documentação do sistema com as regras do negócio? Faça! No momento dos testes nós temos que ter algum documento para consultar as regras do negócio, pois é praticamente impossível lembrar de todas as regras existentes em todo o sistema.
#2: Documentação clara e organizada. No momento da criação da documentação, faça uma documentação clara e organizada para que todos possam entender, fazendo com que todos utilizem a documentação da melhor forma, pois a documentação ajudará muito no momento dos testes. Escreva de uma forma simples, sem palavras difíceis, escrevendo os relacionamentos de forma mais simples.
#3: Prints, anexos e mensagens. Prints das telas e anexos de documentos que fazem parte das regras do sistema são essenciais em uma boa documentação. Não esqueça de documentar as mensagens de erro e alerta, pois essas mensagens às vezes não são visíveis nos prints.
#4: Telas e campos. Comportamentos das telas e regras dos campos também devem ser documentados, por exemplo, campos que são ativos dependendo de outros campos ou parametrizações.
#5: Versionamento dos documentos. O versionamento dos documentos é muito importante para que se algo acontecer, nós poderemos saber quando aconteceu.
#6: Utilize a documentação. No momento dos testes faça uso das documentações. Ela nos ajudará e muito a entender como tal módulo do sistema funciona, como tal campo é habilitado ou não, ou seja, ela auxiliará nos nossos testes e fará com que não precisamos ficar sempre perguntando sobre as regras ao analista ou algum colega, agilizando o nosso trabalho.
Aqui segue um modelo de documentação:
Até mais e façam bom uso das documentações, elas são nossas grandes aliadas.
Muuuuuuuito bom!!!
ResponderExcluirAdorei esse post ;)
Que bom que você gostou Fabi, muito obrigada! :)
ExcluirQue isso heim!
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