Há um tempo atrás li um post que dizia os comportamentos esperados de um líder de teste e fiquei com isso na cabeça, refletindo sobre isso. Os comportamentos são esses:
- Conhecer sua equipe e seu negócio;
- Insistir no realismo;
- Definir objetivos claros e prioridades;
- Perseguir os objetivos;
- Recompensar os fazedores;
- Expandir as capacidades das pessoas da equipe;
- Conheça a você mesmo.
A partir desses comportamentos concluí que um líder deve sempre apoiar a equipe de forma que eles cresçam juntos dentro da empresa. Que todos os valores de um líder sejam direcionados ao crescimento da equipe, para que o trabalho realizado seja satisfatório.
Ser líder não significa mandar ou chefiar, significa estar junto da equipe, caminhando com ela, ajudando e proporcionando crescimento aos integrantes. Pois a equipe precisa de alguém que a entenda e que a apoie durante os trabalhos realizados.
É importante que o líder saiba exatamente o que a equipe está passando, o que ela está precisando, conheça o negócio, ou seja, esteja totalmente integrado aos assuntos relacionados com a equipe. No trabalho do líder os objetivos devem ser claros para que todos da equipe entendam o real objetivo do trabalho e que não hajam desentendimentos durante a realização.
Líder deve evoluir junto com a equipe, valorizar o trabalho através do reconhecimento, todos os dias.
Receber e dar feedbacks frequentemente é um comportamento muito importante, pois assim cada membro da equipe pode saber como está se saindo e se seu trabalho está agregando ao resultado final.
É uma troca de experiências e conhecimentos.
Uma comunicação próxima faz toda diferença, equipe unida é o que há!
Todos se entendem, consequentemente todos evoluem e realizam um trabalho de sucesso.
Nenhuma empresa no mundo vive sem pessoas e equipes.
Até mais pessoal!
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