segunda-feira, 6 de junho de 2016

Gestão de defeitos e melhorias

Olá pessoal!
Vamos conhecer como funciona esse mundo da Gestão de Defeitos e Melhorias que podemos aplicar no nosso trabalho.
Aplicando um processo de gestão de defeitos e melhorias dentro de uma equipe de QA podemos prevenir defeitos e, consequentemente minimizar os riscos de um projeto. 

Através do processo deve ser possível: 

  • Realizar consultas;
  • Controlar a entrada de defeitos e melhorias dentro do projeto;
  • Visualizar a quantidade de defeitos e melhorias reportados durante um período;
  • Em qual lugar do sistema estamos encontrando mais defeitos;
  • E uma infinidade de informações!
 Pois imagine que ruim você relatar um defeito que já foi relatado pelo fato de você não possuir um controle sobre isso? Terrível, não?!


Mas, como?
Através de planilhas, ferramentas open source, ferramentas pagas. Utilize a ferramenta mais adequada ao seu processo, pois uma simples planilha de controle já fará uma enorme diferença.

Mas, quando?
Durante todo o processo de teste. Não deixe para relatar o defeito ou melhoria depois de um tempo, pois podemos esquecer alguns detalhes importantes no momento do relato.


Recomendações no momento de relatar um defeito ou melhoria:
  • Resumir: Descreva claramente o defeito, mas de forma resumida;
  • Precisão: Certifique-se que o defeito identificado realmente é um desvio do comportamento esperado e não uma falha de entendimento;
  • Neutralizar: Relate apenas os fatos, evitando manifestações de humor, emoção, etc;
  • Generalizar: Procure entender o problema de forma genérica, em virtude de que este problema também pode acontecer em outras situações ou funcionalidades.
  •  Reproduzir: Garanta que o defeito seja reproduzível e descreva os passos necessários para a sua reprodução;
  • Evidenciar: Evidencie a existência do defeito encontrado por meio de arquivos de saída, printscreens das telas, etc;
  •  Revisar: Revise a descrição e os passos para reproduzir o defeito. Lembre-se que o relato do defeito é um documento do projeto, assim como um caso de uso, um plano de testes, etc. Trate-o como tal;


Podemos gerar relatórios e métricas para que os gestores do projeto possam promover a melhoria contínua do processo.

Até mais!

Fonte: http://www.devmedia.com.br/gestao-de-defeitos-ferramentas-open-source-e-melhores-praticas-na-gestao-de-defeitos/8036


2 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Estou fazendo um PDI que aborda exatamente este assunto. Que bom que já tive o privilégio de trabalhar com você.

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  2. Parabéns pelo post! Estou fazendo um PDI que aborda exatamente este assunto. Que bom que já tive o privilégio de trabalhar com você.

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